sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Cuidados com a sua pele - Ácidos!

Com 0 Comentario
Vou começar este post sendo chata e já falando que somente um médico dermatologista especializado é capaz de te dar o diagnóstico e tratamento corretos para a condição da sua pele, e que este post é exclusivamente informativo, pois eu acho importante sabermos o que estamos usando ou não para nossa beleza. Portanto, vou discorrer um pouco sobre os ácidos mais utilizados para cosmética.

Vidro de produto com ácido para pele

Então, vamos lá!

Cuidar bem da pele envolve alguns passos, e, entre eles, pode estar a aplicação de algum ácido receitado pelo seu dermatologista. Todos os ácidos têm alguma função de renovação celular, e estimulação de uma nova camada de pele, novinha e lisinha. 

Ácido Retinóico

O ácido retinóico é uma forma de vitamina A que passou por oxidações e se transformou em uma molécula do bem pra nossa beleza. Fazem parte dessa equipe o adapaleno, a isotretinoína e a tretinoína. Eles podem ter uso tópico e também oral, na forma de um medicamento utilizado para acnes de graus graves e com risco de cicatrizes profundas e refratárias a outros tratamentos. Quando em uso tópico, é utilizado para acne, comedões (cravos), manchas e cicatrizes da acne, diminuição da profundidade das rugas mais antigas e até uma importante suavização das rugas mais fininhas. 

Ácido Glicólico

O ácido glicólico é obtido, principalmente, da cana-de-açúcar. Mas não vá esfregar rapadura no rostinho, ok? Ele precisa passar por algumas transformações enzimáticas antes de virar o famoso ácido glicólico. É ideal para aqueles poros maiores, peles oleosas e manchas do sol. Ele tem uma ótima penetração na epiderme, e, por isso, tem uma boa ação. Ele promove uma descamação intensa, deixando no lugar uma pele de bebê. 

Ácido Salicílico

Conhecem o ácido salicílico? O queridinho das mulheres? Pois é! Ele diminui a camada de queratina da pele, que, por vezes, é responsável por causar as temidas espinhas. Ele tem também uma leve função antimicrobiana, também importante em casos de pele acneica. Além disso, é um antiinflamatório potente. Então, seu foco principal são os poros aumentados e a oleosidade, precurssores da acne. 

Ácido Kójico

Para as manchas já existe o ácido kójico. Esse ácido de nome estranho é um despigmentante de origem fúngica. Ele inibe a formação de melanina, que pigmenta a pele. Manchas de praia ou por lâmpadas frias respondem muito bem ao kójico. Ele pode ser usado em qualquer época do ano, sem risco de piora das manchas. 

Não se esqueça do Protetor Solar!

E sabem aquela outra recomendação importante quando falamos sobre ácidos? Usem sempre protetores solares de maior potência durante o uso desses medicamentos e cosméticos. E nada de ficar com a pele linda e não cuidar depois, ok? Então, uma rotina de limpeza, tonificação e tratamento são imprescindíveis.

A ingestão de pelo menos 2 litros de água por dia também pode fazer milagres por nossa pele. Que tal tentar?

Beijinhos,
Lari.

+1

0 comentários:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
Tecnologia do Blogger.