terça-feira, 26 de agosto de 2014

Comprando e vendendo no Facebook

Com 0 Comentario

Há alguns dias fui convidada pela repórter Amanda Célio, do Correio de Uberlândia, para falar sobre os brechós, lojas e bazares que tem bombado no Facebook. O convite veio porque administro o Brechó das Gêmeas, que hoje conta com mais de 3 mil participantes, e também a Royale Rock Wear, loja voltada para o público jovem que em pouco mais de 2 anos de funcionamento conquistou mais de 2400 fãs.

A participação na matéria da Amanda me deu a ideia de postar algumas dicas aqui no Uai, Meu! pra quem quer comprar e/ou vender no Facebook, principalmente em grupos. Confiram as dicas!

Dicas para comprar bem

- Pesquise com paciência. A possibilidade de vender através das mídias sociais tirou muitos pequenos comerciantes e artesãos da toca, isto tem causado um impacto considerável nos preços. Quanto mais pesquisar, melhores as chances de encontrar bons preços ou até mesmo gente interessada em permutas envolvendo serviços e produtos.
- Observe os comentários. As postagens de vendas sempre tem um ou outro comentário, então leia para se inteirar quanto a integridade do vendedor e a qualidade do produto ou serviço que ele oferece. Caso tenha muitas dúvidas, poste você mesmo um comentário no grupo solicitando aos outros membros que te deem indicações, você vai se surpreender com o quanto as pessoas são solicitas na web.
- Fotos sempre ajudam. Analise se as fotos postadas foram tiradas pelo próprio vendedor, pois muita gente utiliza fotos encontradas na internet e acaba te entregando algo bem diferente do prometido. Falo por experiência própria.
O vestido que chegou é tão transparente que consigo fotografar através dele, como vocês veem na última foto.
- Pague na entrega. Pagar por depósito bancário pode parecer super prático, mas também pode te dar muita dor de cabeça depois. Combine com o vendedor que pagará o valor total no ato da entrega ou, no caso de valores muito grandes, 30% antes (o que geralmente cobre o material) e o restante na entrega.

Dicas para vender rápido

- Poste em mais de um grupo. Não precisa ser aqueles chatos que postam exatamente o mesmo texto e imagens em 15 ou 20 grupos ao mesmo tempo, poste nos três maiores primeiro e vá postando em outros alternadamente. Você evita ser irritante (o que afasta os compradores) e evita problemas com os moderadores de grupo.
- Busque grupos especializados. Se você vende instrumentos musicais, por exemplo, procure grupos com títulos como “Rock Uberlândia” ou “Músicos de Uberlândia”. Se você vende refeições para quem está de dieta vale buscar por grupos de academias locais. Dessa forma você atinge uma quantidade maior de pessoas interessadas no seu produto.
- Certifique-se de colocar as informações necessárias. Muita gente não coloca todas as informações com a ideia de que cada vez que rola uma pergunta no post ele volta a aparecer lá em cima no grupo. Parece ótimo, não é? Mas na verdade não é bom. Além de chatear os moderadores de grupo, você perde o comprador impulsivo, aquele que não está precisando de nada, mas que compra apenas porque é lindo, barato e exatamente do tamanho dele.
- Escolha uma ou duas palavras-chave. Pense como o comprador: quando ele clicar na lupa para buscar um produto semelhante ao seu, que palavras vai digitar? Então se está vendendo um vestido vermelho com ilusion, as palavras “vestido”, “vermelho” e “ilusion” precisam aparecer em algum lugar do seu anúncio. Parece bobo, já que junto haverá uma foto, mas é fundamental na hora da busca.
- Boas fotos chamam a atenção. Seja qual for o seu produto, faça um bom texto acompanhado de fotos. Fotos tiradas por você do seu produto ou do resultado do seu serviço. Por mais que o que você vende seja parecido com o que está na internet, com o que uma celebridade usou, com o que outro vendedor do grupo já vende: as pessoas vão confiar mais se verem as suas fotos.

Espero que as dicas ajudem os negócios de vocês. Se tiverem dúvidas perguntem nos comentários!

Bjokos,

+1

0 comentários:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
Tecnologia do Blogger.