quinta-feira, 26 de novembro de 2015

O Segundo Sol

Com 0 Comentario
Documentário O Segundo Sol

É estranho pensar que pra poder falar de um dos projetos mais lindos que já vi e do orgulho que sinto dos meus amigos envolvidos nele, eu tenha que ao mesmo tempo lidar com um assunto que me deixa sempre com lágrimas nos olhos e um gosto amargo na boca. Isso porque é impossível pra mim falar do documentário O Segundo Sol, dos meus amigos Rafaella Biasi e Fabrício Gimenes, que busca dar voz para o luto de quem passou pela perda gestacional ou neonatal, sem me lembrar e (finalmente conseguir) falar sobre a minha própria perda gestacional.

Fabrício Gimenes e Rafaela Biasi
Fabrício Gimenes e Rafaella Biasi, fundadores do projeto e pais do Miguel e da Cecilia

O meu relato

Três anos atrás, nesse mesmo mês, novembro, anunciei para a minha família e amigos que estava grávida. A minha felicidade era tanta que não consegui me conter e aguardar o terceiro mês de gestação, como tantas pessoas me aconselharam a fazer. Eu sabia que com cerca de quatro semanas de gravidez tudo era possível, mesmo as piores hipóteses, mas eu queria tanto aquele bebê que precisava compartilhar com as pessoas que amo aquela alegria que estava sentindo.

No sábado à noite da quinta semana comecei a ter um pequeno sangramento e corri pro hospital. Minha primeira consulta pré-natal estava marcada para a terça da semana seguinte, mas acabei tendo que fazer vários exames no pronto-socorro, sem ao menos ter escolhido meu obstetra. Por sorte, conheci e me apaixonei pelo atencioso Dr. Wady Issa Neto nesse mesmo dia, e ele cuidou de mim do começo ao fim no período de quase um mês de caos e preocupação que se seguiu.

Minha gravidez durou oito semanas. Destas oito, quatro foram de angústia, medo e preocupação, mas sem dúvida também de amor e esperança. Espero que de alguma forma minha pequena ou meu pequeno bebê saiba que foi amado. Saiba que não medi esforços na vontade imensa de poder segurá-lo em meus braços e vê-lo crescer, ser alguém único e especial. Infelizmente, fazer tudo direitinho, conforme o médico pediu e meu coração mandou, não foi suficiente. Às vezes ainda choro, ainda me culpo, ainda lamento a perda desse alguém que nunca conheci. Às vezes ainda me sinto menos mulher, menos merecedora. Às vezes, me sinto sozinha mesmo no meio de uma multidão, ainda rezo e pergunto “por que você me deixou?”.

E, como acontece com a maioria das mães que passam por isso, a vida seguiu frenética. Sem tempo pro meu luto, pra sequer pra eu entender o que havia se passado com o meu corpo e com a minha alma.

O Segundo Sol

O Segundo Sol fala sobre a perdas de mães, que como eu, saíram de casa grávidas, mas voltaram pra casa sem um bebê. E tiveram que lidar com isso em meio a uma vida que segue.

Rafaela Biasi - O Segundo Sol

Produzido de maneira independente, o documentário contou com a ajuda de amigos e bastante esforço do próprio casal, que buscou uma visão ampla sobre o tema, entrevistando vítimas de perdas gestacionais ou neonatais e seus familiares, médicos, doulas, psicólogos e demais terapeutas. 

Mas não vá assistir o documentário esperando um culto à dor e ao sofrimento, porque não é esse o intuito. O Segundo Sol quer te fazer pensar. Pensar sobre a superação e a forma com que ela se dá, sobre como lidar com essas mães e seu luto, sobre o silêncio que se segue à perda.


Como editora do Uai, Meu! deixo aqui todo o meu apoio ao projeto O Segundo Sol, saibam vocês que podem contar com a gente, viu? Como amiga dos queridos Fabrício e Rafa, mando mais uma vez minha energias positivas e amor. Como mãe da Coraline (apesar de nunca ter chegado a ter certeza de que seria uma menina, era a impressão que eu tinha), convido todos vocês a assistirem o documentário e saírem do silêncio.

Lançamento

Data: 30/11 (segunda-feira)
(Praça Sete – Rua dos Carijós, 258 – Centro – Belo Horizonte / MG)
Horário: 19h30
Espaço: Teatro de Câmara
Para participar, increva-se na Wait List: http://goo.gl/4dUzUp

Bjoko,

+1

0 comentários:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
Tecnologia do Blogger.